Desapareceu - O que Fazer ?
  ·           Tente manter a calma. Apesar da gravidade do fato, tenha em mente que, a coordenação das atitudes a serem tomadas neste momento, podem fazer a diferença em solucionar logo o problema.

 

·       Mobilize imediatamente o maior número de colaboradores (parentes, vizinhos, amigos, etc.).

 

·          Distribua as tarefas para o grupo (locais onde procurar; alguém para permanecer no local onde supostamente ocorreu o desaparecimento; uma pessoa para ficar próximo ao telefone da residência da vítima, e decida quem fará o registro na delegacia). Lembre-se que as primeiras horas são fundamentais para a localização de uma pessoa desaparecida. Designe uma pessoa para registrar todas as ações, locais procurados e pessoas entrevistadas, este registro irá auxiliar nas investigações.

 

·      Tenha como ponto de partida para as buscas o suposto local onde a pessoa desapareceu. Leve em consideração que, uma pessoa percorre a pé, em média uma distância de 1200 (mil e duzentos) metros em 20 (vinte) minutos. Isso lhe ajudará a identificar possíveis locais que ela poderia estar (ruas, praças, casa de parentes e amigos, clubes, bares, etc.).

 

·           De acordo com a Constituição Brasileira, é assegurado o Direito de ir e vir a todo cidadão brasileiro, por isso inclua a possibilidade da vítima ter utilizado meios de transportes coletivos, e desta forma se amplia a área de procura. Infelizmente o brasileiro não tem o hábito de prestar a atenção no próximo, inclusive crianças mesmo desacompanhadas, conseguem ter acesso aos transportes públicos, como se esta atitude fosse normal, dificultando as buscas desta faixa etária.

 

·           Faça buscas em Hospitais, Postos de Saúde, Delegacias, Abrigos Públicos, IML, etc.

 

 

·    Em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes, a Lei faculta a obrigação das investigações imediatas por parte das autoridades competentes. Portanto, não deixe o registro para depois, faça logo.

 

·       Visando ganhar tempo, entre em contato com a Central de Atendimento do Disque-Denúncia e faça sua denúncia, que nós encaminharemos imediatamente as informações às Autoridades Competentes, mas não deixe de fazer o registro na delegacia mais próxima. Sua denúncia não é um registro de ocorrência. De acordo com a Lei, ela não pode virar uma sindicância, ela é um informe que será apurado e que poderá ser decisivo caso alguém seja localizado, já definindo a sua origem graças à denúncia.

 

·           Faça o cadastro no Portal dos Desaparecidos do Disque-Denúncia, seguindo as orientações citadas no item “Como Cadastrar”, fazendo download do cartaz e distribuindo na região onde supostamente ocorreu o desaparecimento e nas redes sociais. Se possível tente contactar outras mídias (Jornais, TV, Rádios, etc...) para ampliar a divulgação do caso.

 

 

·           Lembre-se, caso encontre ou localize a pessoa desaparecida, entre em contato imediatamente com a delegacia onde foi efetuado o registro do caso, comunicando o fato, para que sejam encerradas as buscas.